CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Thanksgiving

Não tive tempo de postar aqui , no mes de outubro, a minha total indignação com a febre Halloween que tomou conta da cidade.  Nunca vi tantas bruxas e coisas assustadoras nas escolas, como se isso fosse algo positivo na vida de qualquer criança. resumindo após ao massacre deste evento americano na escola da minha filha, ela passou mais de uma semana com pesadelos.
Ficou a pergunta de o porquê de absorvemos um dia tipicamente americano, alheio a nossa cultura e que na verdade se soubessem a origem real deste famoso "dia das bruxas", nuuunca mais colocaríamos as tão inspiradoras fantasias horripilantes nas nossas crianças.
E pensando no que aconteceu neste outubro, me perguntei porque não  fazemos da mesma forma, com outro feriado bem conhecido nas bandas da América do norte.
O Dia de Ação de Graças se destaca na época de feriados porque pode ser comemorado por praticamente todo mundo. Ele não está ligado a uma religião específica e as pessoas podem celebrá-lo da maneira como quiserem. As únicas tradições essenciais são fazer uma refeição com amigos ou com a família e agradecer pelo que se tem. No mundo dos feriados, o Dia de Ação de Graças é o mais simples e puro possível.
Em geral, pensamos que o Dia de Ação de Graças é um feriado exclusivamente dos Estados Unidos, mas na verdade existe uma grande tradição de celebrações na época da colheita e de Ação de Graças. (retirado do site como é que funciona, uol)
Isso vem antes mesmo de Cristo, claro que como quase  todos os outros feriados, temos no paganismo sua disseminação, como os cultos aos deuses da colheita reverênciados desde os Gregos e Romanos.
Nos Estados Unidos , o feriado está muito ligado a origem da colonização americana ,uma história que vale a pena pesquisar.
Mas nós Brasileiros damos pouca ênfase a este dia, em algumas igrejas ainda se tem cerimônias alusivas , mas na casa da gente? Temos reservado um tempo para em um dia especial Dar Graças ?
Comemorado sempre na última quinta feira do mes de novembro, hoje.
Talvez não dê mais tempo para organizar um jantar neste ano, mas lembre o ano que vem de chamar os amigos e a familia e juntos agradecer por tudo,as coisas boas e as não tão boas.
Mas dá tempo de fazer a oração.
Então vamos dar ações de Graças com a mesma ênfase que damos a outros feriados , e ai vão algumas sugestões retiradas da revista BHG para enfeitar as mesas e as casas para a festa da colheita conhecida como o dia de "Açâo de Graças".









                                   FELIZ DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

2 comentários:

Quésia

Oi Palmi, linda as fotos. Eu acho muito linda essa combinação de cores. Quanto ao dia de ações de graça eu concordo contigo e, penso também, que poderíamos viver isso todos os dias.
O simples fato de podermos nos locomover, falar, ouvir, ver...já seriam, por si só, grandes motivos para agradecermos. Como diz um amigo "Perceber que não é a felicidade que conduz à gratidão, mas a gratidão que conduz à felicidade e ao contentamento."
Quando nós reconhecemos que nossa vida é como uma neblina que logo se dissipa [como diz Provérbios] e que a medida de nossos dias é a de um palmo [como diz em Salmos]; percebemos o quanto precisamos agradecer por cada dia e por todo o cuidado de Deus sobre nossas vidas, mesmo quando Ele nos diz não, ou permiti que uma dificuldade ou doença entre em nossa vida.
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
[1 Tessalonicenses 5:18]
Feliz Dia de Ações de Graças!

Angela Muniz

Amei a idéia e pena mesmo que esta tão ensima da hora.
Valeu a dica e espero não me esquecer da ultima quinta de novembro de 2012.

Postar um comentário